domingo, 10 de abril de 2011

Rochas metamórficas

Rochas metamórficas – formam-se a partir de outras rochas sem haver alteração de estado físico nos materiais devido à acção isolada ou conjunta de vários factores, como a temperatura, pressão e fluidos circulantes. Existem três tipos de alteração:


  • Metamorfismo regional

  • Metamorfismo de contacto

  • Metamorfismo de impacto

  • Metamorfismo regional:


    O metamorfismo regional forma-se nas bacias de sedimentação.


    Com a contínua erosão vão-se depositar novos materiais na bacia de sedimentação. Há cada vez menos espaço na bacia e cada vez mais espaço peso.


    Portanto a bacia vai-se afundar e vai atingir condições de pressão e temperatura médias. Assim vai-se formar uma rocha metamórfica.


    Os grãos que antes tinham sido compactados e cimentados, vão reorganizar-se de forma a ocuparem menos espaço.


    Metamorfismo de contacto:


    O metamorfismo de contacto ocorre quando a câmara magmática, devido às suas temperaturas elevadas, ao instalar-se nas rochas vai transforma-las onda a câmara se encaixa e formar auréolas de metamorfismo. Chamam-se às rochas que sofrem um maior cozimento, sem mudarem de estado por acção da temperatura, da pressão e dos fluidos à sua volta, corneanas.



    Aqui estão algumas das transformações que ocorrem das rochas sedimentares para as rochas metamórficas.


    Metamorfismo de impacto:

    O metamorfismo de impacto acontece com o impacto/choque de um meteorito.

    O metamorfismo de impacto ocorre em pressões e temperaturas muito elevadas num curto intervalo de tempo, o que leva à vaporização e por vezes à fusão tanto das rochas terrestres como do meteorito. O metamorfismo é uma transformação na rocha sem existir fusão do material.

    As estruturas do metamorfismo de impacto não são consideradas metamórficas pois existe fusão parcial tanto do meteorito como das rochas da cratera de impacto. Assim as rochas da cratera de impacto sofrem um cozimento, originando o metamorfismo de impacto.



    Algumas destas imagens foram retiradas do site:
    http://ciencias3c.cvg.com.pt/rochasmetm.htm

    Sem comentários: